Ampliar o horizonte da produtividade é o sonho de qualquer gestor, ainda mais se for feito em menos tempo, sem expor a equipe a riscos e sem precisar contratar novos colaboradores.
A Moya & Cezarino te mostra como transformar esse sonho em realidade. Confira!
Use a tecnologia a seu favor
O registro manual das informações de cada mercadoria que chega ou sai do armazém leva tempo e reduz a produtividade da equipe. É importante que os gestores adotem um sistema eletrônico que colete e registre essas informações de maneira automática, para que os colaboradores possam achar rapidamente os dados de cada mercadoria. Esse sistema também evita possíveis erros no registro de dados.
O layout do armazém é tudo
O layout do armazém afeta diretamente a produtividade da equipe. Isso porque, dependendo da maneira como o fluxo de movimentações foi definido e as mercadorias foram posicionadas, as máquinas e os colaboradores levarão mais ou menos tempo para realizar as operações.
Relacione as tarefas como um todo
Faça entrelaçamentos para economizar tempo eu evitar desperdício do mesmo. Algumas ações podem estar ligadas a outras de forma intencional para isso. Por exemplo, um operador quando precisa ir de uma estação a outra para coletar dados, pode aproveitar para verificar uma segunda pendência para aproveitar a viagem.
Tenha uma agenda atualizada
Saber com antecedência as datas e horários de chegada de veículos de descarga no armazém é uma prática de planejamento. Além da equipe já estar preparada e atenta, os maquinários também podem estar devidamente posicionados. Esse cuidado pode acelerar as operações, evitar incidentes nas áreas de carga e descarga e aumentar a produtividade geral da equipe.
Como podemos ver, existem muitas formas de tornar o armazém mais produtivo. Conheça a realidade do seu espaço e tente implantar o que é viável e trabalhe para ajustar o que ainda não pode ser uma realidade.
Siga nossas redes sociais: